Deputados se reúnem com secretário de MS e DGPC após feminicídio de jornalista.

Após o feminicídio da jornalista sul-mato-grossense, deputados estaduais de Mato Grosso do Sul irão se reunir com o secretário de Segurança Pública do Estado, Antônio Carlos Videira. Os parlamentares também receberão, nesta terça-feira (18), o DGPC (Delegado-Geral da Polícia Civil) de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lucio. O encontro tratará sobre o enfrentamento à violência contras mulheres.
Ao jornalista Bruno dos Santos do TOPS DO MS NEWS, o deputado Rinaldo Modesto (Podemos) informou que o encontro acontecerá antes da sessão ordinária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O deputado integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar.
Conforme apurado, todos os 24 parlamentares foram convidados para a reunião. Assim, devem debater os protocolos de atendimento às mulheres vítimas de violência em Mato Grosso do Sul.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que houve falha do Estado no caso da jornalista. “Falhamos”, disse o gestor estadual.
Áudios de Vanessa Ricarte denunciaram atendimento ‘frio’ na Delegacia Especializada da Mulher.
Vanessa detalhou o atendimento na Delegacia Especializada: “bem fria e seca”. A jornalista buscou amparo e denunciou o ex-noivo, Caio Nascimento, pouco tempo antes de ser vítima de feminicídio na própria casa. Ela a facadas.
Neste domingo (16), a jornalista completaria 43 anos ao lado de amigos e familiares. Agora, deixa memória de carreira brilhante e independência, além das denúncias deixadas em gravação de voz.
Feminicídio de Vanessa
A jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, servidora pública que trabalhava no MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) morreu na Santa Casa de Campo Grande na noite do dia 12 deste mês, vítima de feminicídio.
Ela foi esfaqueada em casa, no Bairro São Francisco, pelo companheiro, o músico Caio Nascimento, que foi preso em flagrante logo após o crime. Vanessa foi esfaqueada três vezes na região do tórax e depois levada em estado gravíssimo à Santa Casa, onde veio a óbito.
As informações são de que Vanessa tinha relacionamento há algum tempo com o autor e, há quatro meses, passaram a morar juntos na casa dela.
Na madrugada de quarta-feira (12), Vanessa chegou a ir até a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), acompanhada de um amigo, para registrar um boletim de ocorrência por agressão contra Caio.
No período da tarde, ela foi até sua casa, acompanhada do mesmo amigo, para pegar seus pertences. Chegando na residência, ela foi esfaqueada no peito por Caio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou os atendimentos e a encaminhou para a Santa Casa, onde faleceu na noite de quarta. A Polícia Militar foi acionada e prendeu Caio em flagrante na residência.
Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.